Etec poderá receber o curso de Turismo

Iniciativa é da Secretaria Municipal da área e tratativas foram iniciadas para abertura em 2016

Em 2016, a Etec de São José do Rio Pardo poderá ganhar mais um curso técnico gratuito, o de Turismo.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, as tratativas foram iniciadas com a Etec de Mococa, que há cerca de 10 anos oferece o curso em seu currículo. Para ser trazido ao município, é preciso que seja apresentado para a Secretaria Estadual de Educação um projeto que mostre que a cidade pode absorver a mão de obra, os técnicos que serão formados.
De acordo com o professor Wagner Caron, que é coordenador do curso na Etec de Mococa, uma pesquisa será realizada com a Secretaria de Turismo local junto a hotéis e restaurantes de São José do Rio Pardo, para que se confirme a demanda de profissionais especializados na área. “Sabemos que o município tem grande potencial para o turismo e, exatamente por isso, o que se pretende é capacitar pessoas para receberem adequadamente os turistas em hotéis, em restaurantes; fazer com que eles conheçam a história da cidade, os pontos turísticos. Enfim, oferecer mais uma ferramenta para o desenvolvimento turístico da cidade e da região”, diz.
Segundo ele, o curso tem duração de um ano e meio e, ao final, se o aluno quiser, ainda poderá continuar para receber a Credencial de Guia do Ministério do Turismo. No currículo do curso há os módulos “Bar e Restaurante”, “Eventos” e “Recreação”. “O objetivo é capacitar a mão de obra existente, atrair e fidelizar turistas, indicar pontos turísticos e contar a história de cada um deles”, informa o professor.
Wagner Caron é formado em Turismo, especialista em Meio Ambiente, guia de Turismo, professor de Turismo e Hotelaria, além de muitas outras atribuições.
O secretário municipal de Turismo, Henrique Gonçalves Torres, informa que já foram feitos os contatos com a direção da Etec local, e que a ideia foi muito bem recebida.
Gulosos & Curiosos
Está confirmado para os dias 2, 9, 16, 23 e 30 de julho o 1º Festival de Gastronomia Artesanal e Ambulante “Gulosos & Curiosos”, nas dependências da Feira do Produtor.
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento terá música ao vivo e brinquedos infláveis, e será realizado com o apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI), da Rádio Difusora e da 88 Mais FM.
Podem participar do festival as pessoas que cozinham para fora, que gostam de cozinhar e sabem fazer doces, salgados, bolos, balas, molhos, petiscos, queijos, sanduíches, espetinhos ou algum prato especial, assim como também vendedores ambulantes ou que tenham algum negócio relacionado à gastronomia. As vagas são limitadas.
De acordo com o secretário Henrique Gonlçalves Torres, o local do evento terá o aval da Vigilância Sanitária, que também está fornecendo as orientações necessárias, assim como a Saerp, que realizará serviços de estrutura para os participantes.
Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo e-mail turismo@saojosedoriopardo.sp.gov.br, e na página do facebook ‘São José 150 anos’.

Comtur
Durante a semana, a Secretaria Municipal de Turismo promoveu uma reunião com o objetivo de acertar detalhes do 1º Congresso de Turismo do Circuito Café com Leite, que será realizado no dia 13 de junho, das 14h às 18h30, na Pousada Fazenda Buracão, em Mococa. Participaram da reunião o secretário de Turismo local, Henrique Gonçalves Torres, a secretária do Comtur local, Viviane Torres Junqueira de Andrade, a presidente do Comtur de Mococa, Eliane Maziero, o professor de Turismo da Etec Mococa Wagner Caron, Leandro Costa (Mediappeal de Casa Branca) e Marcos Cossi, da Fazenda Ambiental Fortaleza, de Mococa.

Fonte: http://gazetadoriopardo.com.br/vnoticias/10310/Etec+poder%C3%A1+receber+o+curso+de+Turismo.html

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!